Artigos

Conheça os palestrantes e assuntos que serão abordados no evento.
10
nov

Hub da Comunicação com Antonio Tabet

Porta dos Fundos e Kibe Loco são alguns dos projetos coordenados pelo ator e roteirista que encontrou no ambiente digital um novo mundo para o humor

O número superior a 12 milhões de inscritos no canal do YouTube já é um bom indicativo do sucesso de um dos três projetos para os quais Antonio Tabet está se dedicando atualmente. Foi em 2011, depois de seis anos como roteirista e consultor artístico do Caldeirão do Huck e da Oficina de Humor da Rede Globo, que  o carioca fundou, ao lado de mais quatro sócios, o criativo coletivo de humor Porta dos Fundos. No ambiente digital, Tabet já começava a colher os louros de outra criação, o site Kibe Loco que, hoje, conta com mais de 400 mil acessos únicos por dia. Tabet relembra que o site foi um dos pioneiros dos memes no País: “Tudo o que era publicado no Kibe Loco logo viralizava, e ainda é assim”.

No Kibe Loco, Tabet agora responde apenas pela supervisão, já não participa mais diretamente da criação. Bem diferente do seu envolvimento no maior canal do YouTube no Brasil, para o qual dedica a maior parte do seu tempo como ator, roteirista e sócio, empreendedor. “Produzimos três vídeos por semana para publicação no YouTube, mas além disso temos conteúdo de humor para TV, teatro, enfim diversas plataformas. E para 2017 já temos previstas séries e programas individuais com os nossos atores”.

Apesar da agenda cheia, Tabet ainda encontrou tempo para dedicar o seu talento para contribuir com uma de suas paixões: o Flamengo. Há um ano, o publicitário ocupa o cargo, não remunerado, de vice-presidente de Comunicação do clube. “Faço isso por paixão mesmo, pelos meus filhos e pelo meu pai que, assim como eu, são flamenguistas de coração”, explica. Segundo Tabet, a agremiação não dava a devida atenção às redes sociais, seu foco estava voltado para a assessoria de imprensa e o relacionamento com os veículos de comunicação mais tradicionais. Com o olhar mais atento para as novas mídias, no último ano, alcançou o posto de terceiro maior clube de futebol do mundo, em crescimento na internet, perdendo apenas para os internacionais Barcelona (Espanha) e Manchester City (Inglaterra). O Flamengo conta com mais de 74 mil sócios-torcedores e 40 milhões de torcedores.

Mídias tradicionais

Para Tabet, está claro que as inúmeras formas de acessar o conteúdo por meio da internet e das plataformas digitais foram as grandes causadoras de toda essa mudança no comportamento da audiência, e quem saiu perdendo com tudo isso foi a TV. “A televisão demorou para entender que a internet não era uma concorrente, mas uma aglutinadora. Enquanto o mercado americano e asiático percebeu esse movimento e fez a transição de forma mais tranquila, aqui no Brasil as TVs viraram as costas para a internet e, consequentemente, para toda uma geração. Hoje em dia é difícil ver crianças de 2 a 15 anos ligadas na TV. Uma criança não entende porque ela não pode interferir no conteúdo que está assistindo. A TV é um tablet gigante, mas um tablet quebrado”.

Segundo avalia, as mídias tradicionais, em especial a televisão, e os novos canais passarão por um processo de convergência que fará um nivelamento, mas a TV vai precisar ceder muito para recuperar-se do prejuízo. Quanto às marcas em geral, Tabet avalia que o grande desafio será a produção de conteúdo cada vez mais relevante. “Nessa era em que as pessoas têm a sua atenção disputada o tempo todo — no ônibus tem tv, telefone, outdoor — não basta dizer que o seu produto está à venda em tal lugar. É preciso produzir conteúdo acessível, de fácil compreensão. A população, independente da classe social, tem cada vez mais acesso a uma informação qualificada e a informação quantificada vai perder o sentido”.

Para o próximo ano, Tabet antecipa que o foco será a internacionalização do Porta dos Fundos. “Em Portugal já contamos com uma audiência bastante expressiva, e estaremos voltados para esses movimentos mais macros da empresa em 2017”. O canal já tem vídeos gravados para os especiais de final de ano e novos episódios que foram feitos no México. Antonio Tabet é palestrante do 25º Congresso de Marketing, do Fórum da Transformação, evento da ADVB/RS, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.