Fórum da Transformação:

entenda o que muda nos maiores eventos de Marketing do Estado

Os dois maiores eventos de Marketing do Estado, o Top e o Congresso de Marketing da ADVB/RS, que acontecem nos dias 16 e 17 de novembro, respectivamente, mudam em 2016 e apostam na troca de experiências entre os seus participantes. Alinhada às transformações políticas e econômicas da sociedade, a entidade reposiciona-se no mercado e apresenta uma nova proposta de valor. O Fórum da Transformação, como foi batizado o atual modelo, que reúne os dois eventos, propõe uma atitude transformadora por meio do compartilhamento de conteúdo e da geração de conhecimento.

Instigada a pensar na sociedade do amanhã, por meio das ações de Marketing, a ADVB reestruturou os seus dois eventos mais tradicionais. A 34ª edição do Top de Marketing e a 25ª do Congresso de Marketing, terão como principal objetivo gerar insights produtivos para o setor, por meio do reconhecimento e do conhecimento. “A meta é abandonar o entendimento que se tem do Marketing em geral que, apesar de ser irrigado por novos conceitos, novas ideias, muitas vezes acaba caindo no lugar comum”, ressalta o superintendente da ADVB/RS, Alexandre Cruz.

Apesar de mais de seis décadas de Marketing no Brasil, ainda existe um universo de possibilidades a serem exploradas por quem vive do ofício e pelas organizações. No topo de todas essas transformações o Marketing Digital, com as novas metodologias, os novos influenciadores, os inúmeros canais de comunicação e as atuais formas de interação das marcas com seus públicos têm acelerado esse processo de forma exponencial. “Teorias que há bem pouco tempo eram a base de toda a ação de Marketing, hoje são consideradas clichês. Conhecer aqueles que vêm ousando na maneira de comunicar seus valores, construindo uma audiência sólida e contribuindo com a comunidade na qual está inserido, é um caminho eficaz para enxergarmos essas oportunidades”, completa Alexandre.

Mudanças

A eleição dos melhores cases das empresas que se destacaram ao longo do ano, pelas melhores práticas de Marketing, avança e apresenta além de categorias setoriais — bens de consumo, serviços, indústria, agronegócio, varejo e e-commerce, construção civil e saúde — uma metodologia mais vertical, com o surgimento de categorias temáticas: Conexão com stakeholders, Construindo marcas de sucesso, Eficácia da comunicação e Mudando paradigmas. No evento também será revelado o Grand Prix Top de Marketing ADVB/RS 2016, distinção especial à empresa cujo case obtiver a pontuação mais alta, entre todas as candidatas das categorias temáticas; anúncio que será feito apenas na cerimônia de premiação. Além de conhecer o case do ano, o público presente também poderá assistir à palestras com convidados especiais.

Já o Congresso de Marketing, pela primeira vez realizado no Barra Shopping Sul, terá um novo formato. A Arena do Conhecimento, com público previsto de 1.300 pessoas, propõe mais interação entre os palestrantes e o público. Além da mudança física, o evento também passa por uma importante mudança conceitual. Orientados pelo “T” da transformação, foram definidos quatro vetores que guiarão todo o debate do congresso: Comunidade, Conhecimento, Comportamento e Comunicação. Em cada um desses hubs da transformação, nomes bastante conhecidos nos mercados em que atuam e fora deles: Juliana Hoch, da Vital Soluções para a vida, Gabriel Klein, criativo da Vice, Fernando Assad, sócio-fundador do Programa Vivenda, Tim Lucas, da Hyper Island, Kim Kataguiri, coordenador do MBL, Antonio Tabet, Porta dos Fundos, entre outros. “É um grupo bem heterogêneo, mas que têm em comum essa atitude transformadora, e que nos ajudarão a entender como essas mudanças acontecem, gerando novas configurações na comunidade e fechando esse ciclo”, destaca Alexandre.

Confira a programação:

top_branco

cong_branco